Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Falta médico em algums PSFs da cidade de Piancó Paraíba

PSF Eudo Moura Diniz


Os Postos de Atendimento de Saúde da Família [PSF/SUS] estão com alguns fechados desde a      posse do prefeito Sales Lima de Janeiro de 2013 e não há uma data prevista para que os mesmos voltem a funcionar normalmente. A nova secretária de saúde Maria Iraponira, segundo informações, ainda não conseguiu reorganizar as equipes que compõem cada Unidade. O problema é que dezenas de pessoas que não são cadastradas e que são cadastradas nos CAPs (AD/TM/I), não estão tendo acesso, inclusive,  aos serviços médicos no Consórcio Intermunicipal de Saúde, para adquirir uma simples receita azul ("controlada"). Quem depende de remédios com receituário azul, estão preocupadas porque não estão conseguindo tais medicamentos, a exemplo do Rivotril, e não conseguem adquirir o medicamento porque não existe médicos nos PSFs. Apenas o Hospital Wenceslau Lopes está atendendo a população e lá os médicos não fornecem a Receita Azul para compra de medicamento externo por particulares. O prefeito Sales Lima e a Secretária Maria Iraponira, segundo pudemos constatar, estão buscando reabrir os estabelecimentos de saúde e, consequentemente, atender a todos que necessitam dos serviços destes órgãos. O Piancó Verdade espera-se que essas medidas sejam tomadas o mais breve possivel, para que a população não seja prejudicada, por que dinheiro vem, falta mais cuidado e menos desprezo pela saude publica de piancó paraiba.

Saúde da Família

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

"Faz um mês que estou sem meu remédio e não consigo uma receita azul, estou muito mal", disse um cidadão que tem a necessidade do uso diário do medicamento "controlado".




0 comentários:

Postar um comentário

Ponha seu comentario aqui.

VISUALIZAÇÃO PELO MUNDO

VISITANTES ONLINE